Desde que Donald Trump chegou à presidência dos Estados Unidos que tem como um dos objetivos do seu mandato a criação de uma força militar espacial, a Space Force. Durante o dia de ontem, Donald Trump assinou uma diretiva com planos menos ambiciosos para a força especial, tendo pedido ao Congresso financiamento para introduzi-la como uma ramificação da Força Aérea.

Segundo avança o Washington Times, tanto o Pentágono como o Congresso têm-se demonstrado céticos com a criação da Space Force, mas o Presidente dos Estados Unidos defende que a nova força militar é necessária para fazer frente às crescentes ameaças relacionadas com o espaço, oriundos da Rússia, China, Irão e outros, que estão a desenvolver armas para interferir com os satélites.

Segundo a declaração de Donald Trump, “queiramos ou não, é para onde vamos. É o espaço. É o próximo passo e nós temos de estar preparados”, disse enquanto assinava a diretiva na Sala Oval da Casa Branca. A diretiva chama-se Space Policy Directive 4 e ordena ao Departamento da Defesa que divida o seu orçamento com a nova força espacial, durante o ano fiscal de 2020.

Anteriormente, a Space Force foi pensada como a sexta ramificação de segurança dos Estados Unidos, ao lado da Marinha, Exército e Força Aérea, mas foi criticado pela despesa elevada em comparação à sua real necessidade. Assim, o novo plano é criar uma divisão para a Força Aérea, tal como os Marines estão na tutela da Marinha.

Para já são pedidos 100 milhões do orçamento, muito longe do plano inicial, o qual o Pentágono orçamentava em 13 mil milhões. Ao encaixar a Space Force na Força Aérea, poupa-se por exemplo nas infraestruturas, operando a partir das suas instalações, que no fundo é onde está tudo o que diz respeito ao espaço. “80-90% dos militares ligados a assuntos do espaço trabalham para a Força Aérea.

O Congresso irá agora avaliar a nova proposta, fazer as modificações necessárias, até levar a respetiva legislação a votos.

A criação da força espacial já inspirou a ficção, e a Netflix encontra-se a produzir uma série chamada Space Force, baseada na diretiva anterior de Donald Trump.  Mas é tratada como uma comédia, dos criadores do The Office...