Um drone construído por engenheiros da Universidade de Manchester mede 6,4 metros de ponta a ponta e foi construído a partir de placas de espuma. A universidade disse que não tem conhecimento de nenhum drone com este tamanho, com quatro hélices e pretende registar o recorde. Segundo relata a BBC, a universidade afirma que não existe nenhuma verificação independente do recorde.

Batizado de GFQ (Giant Foamboard Quadcopter), o drone realizou o primeiro voo de teste Centro Aeroespacial Snowdonia no País de Gales. Segundo Kieran Wood, um dos responsáveis do projeto, os primeiros momentos de voo são cruciais para este tipo de drones, havendo centenas de coisas que devem ser feitas certas para não falhar. Mas felizmente para a equipa, afirma que o voo correu sem que este “se desmanchasse”.

Veja na galeria imagens de um dos drones construídos pela equipa:

Além das suas grandes dimensões, o drone pesa 24,5 quilos, chegando quase ao limite de peso deste tipo de drones segundo a autoridade da aviação civil (25 kg). O aparelho também tem a capacidade de voar de forma autónoma.

O projeto começou em 2019 com os estudantes a explorarem o uso de materiais de baixo custo e leves para a estrutura do drone, que fossem mais amigos do ambiente que a tradicional fibra de carbono. No projeto estiveram envolvidos centenas de estudantes, tanto no design como construção do primeiro protótipo que voou em junho de 2022. Em modelos anteriores foi também criado um drone em forma de avião, igualmente com o objetivo de ser o "maior do mundo".

As placas de espuma utilizadas são relativamente baratas, além de serem fáceis de cortar à mão ou com laser, sendo rapidamente montadas no aparelho com cola quente. A universidade explica ainda que este material tem excelentes propriedades estruturais, sendo relativamente resistentes e rijas para o seu peso. O objetivo é manter um ciclo de produção de cada novo modelo de drone em dois anos.  Começa um novo design no outono e tê-lo a voar no verão, dois anos depois. Os projetos vão ser mostrados em escolas para entusiasmar a próxima geração de estudantes acerca dos assuntos STEM na educação superior.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.