com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Drone de salvamento treinado para encontrar pessoas em perigo através de gritos de socorro

Para que o drone conseguisse distinguir o som de um grito humano, os investigadores começaram por gravar os seus próprios gritos, bem como outros sons que as pessoas emitem quando pedem ajuda. Os primeiros testes foram bem-sucedidos.
Drone de salvamento treinado para encontrar pessoas em perigo através de gritos de socorro

Investigadores alemães criaram um drone capaz de localizar humanos através de gritos. A equipa do Fraunhofer Institute for Communication, Information Processing and Ergonomics afirma que se trata de um veículo pensado para auxiliar equipas de socorro nas situações de emergência em que é necessário procurar por sobreviventes, como acontece, por exemplo, depois de um desastre natural.

"Os drones podem cobrir largas áreas em períodos mais curtos do que as equipas de salvamento ou os cães de resgate que, normalmente, são colocados no terreno", explicou Macarena Varela, uma das engenheiras responsáveis pelo projeto, em conversa com o The Washington Post. "Se um edifício colapsar, o drone pode alertar e assistir a equipa humana porque consegue chegar a zonas que as pessoas não conseguem", rematou.

Para que o drone conseguisse distinguir o som de um grito humano, os investigadores começaram por gravar os seus próprios gritos, bem como outros sons que as pessoas fazem quando pedem ajuda. Os áudios foram depois utilizados para treinar o algoritmo de inteligência artificial que assim aprendeu a distinguir os pedidos de ajuda de um humano de outros ruídos que, num contexto de salvamento, poderiam enganar o sistema.

Os microfones que equipam o drone são semelhantes aos que se encontram na maioria dos smartphones topo de gama - o grupo justifica com o facto de querer manter o veículo leve e ágil.

Varela confirmou que o drone foi exaustivamente testado em campo aberto. Os resultados foram positivos, uma vez que os "alvos" foram tendencialmente descobertos numa questão de segundos.

Os investigadores foram já abordados por várias organizações que demonstraram interesse em celebrar uma parceria com o instituto alemão para a utilização deste drone em situações reais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Deve estar ligado no Facebook para poder ver e interagir com este artigo.

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.