O drone aquático Ziphius, desenvolvido pela empresa portuguesa Azorean - Aquatic Technologies, chegou ao Kickstarter depois de ter sido o vencedor do concurso Insert Coin promovido pelo Engadget. A equipa pede 125 mil euros para que robô que se movimenta em ambiente aquático e é controlado por aplicações móveis possa ser produzido em larga escala.

À data de publicação deste artigo o Ziphius já tinha reunido cerca de dez mil euros, quando ainda faltam 29 dias para que o prazo de financiamento do projeto termine. Os 25 drones aquáticos mais baratos, disponíveis para quem contribuísse com 195 dólares, já estão esgostados.

A utilização de plataformas de crowdsourcing já estava nos planos da empresa como tinha sido revelado ao TeK em março. A Azorean é um spin off da YDreams.

O drone aquático português já tinha conseguido 25 mil euros no Insert Coin, ao ser escolhido como o projeto vencedor tanto pelo júri como pelo público.

Equipado com um sensor fotográfico que permite captura e transmissão de vídeo em HD, o Ziphius permite uma exploração em tempo real de ambientes aquáticos que podem ser de difícil acesso para as pessoas. O drone serve tanto para a vertente de divertimento pessoal como para aplicações profissionais de análise. Existe também a opção de o Ziphius funcionar como um elemento de um jogo de realidade aumentada.

A comunicação entre o utilizador e o equipamento pode ser feita até 90 metros e tem uma duração garantida de uma hora. O Ziphius tem ainda certificação Youtube Ready.

Caso o financiamento seja conseguido, o drone entra em produção no mês de dezembro e começa a ser expedido para os apoiantes da iniciativa em março do próximo ano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico