A Nintendo DS será a primeira consola de videojogos a suportar a leitura de livros electrónicos. Isto porque, dentro de duas semanas, será lançado um pacote de uma centena de livros clássicos em formato digital e um programa de leitura que dotará a DS das capacidades necessárias para a leitura dos conteúdos.

Apesar de já ter explorado novos públicos com os seus próprios conteúdos dedicados à culinária, à aprendizagem de idiomas, entre outros, a Nintendo aposta agora na oferta para utilizadores que prezem a leitura. O programa inclui a maioria dos clássicos da literatura inglesa, de autores como Shakespeare, Dickens ou Oscar Wilde, assim como algumas traduções de Victor Hugo ou Júlio Verne.

Até aquim já existiam programas não oficiais que permitiam utilizar a DS como uma agenda electrónica ou para ler em formatos como .txt, embora apenas funcionassem através de cartões que permitam acumular conteúdos na consola e de legalidade um tanto ou quanto duvidosa.

A estratégia da Nintendo surge numa das melhores alturas para a indústria de e-books. Em causa está o bom momento atravessado pelas editoras norte-americanas que, através dos seus sites, colocam à venda livros em formato digital e a um terço do preço do mesmo título em papel.