Arranca hoje o Intel Developer Forum que ao longo de três dias revela as principais linhas de actuação da fabricante de chips para o próximo ano, peças chave para manter a liderança do mercado e ganhar pontos em novas tecnologias como a mais recente versão da tecnologia de banda larga sem fios, o WiMax.



Durante o evento será apresentado pelo menos um modelo de processador dual core, a fazer fé em declarações recentes do vice-presidente da empresa Frank Spindler. Os novos chips da Intel têm comercialização anunciada para meados do próximo ano e permitirão melhorar a actual performance dos processadores single core sem aumentar o consumo energético.



A agenda da Intel para o lançamento destes novos processadores cola-se à da principal concorrente AMD que aponta o lançamento do seu Opteron dual core também para meados do próximo ano, embora a primeira demonstração da tecnologia desenvolvida pela AMD tenha já ocorrido há algumas semanas.



Segundo alguns, analistas a Intel poderá ainda aproveitar o evento para fazer mais alguns anúncios nesta área, revelando os nomes de código para os modelos dual core dos processadores Xeon e Pentium - concorrentes directos do Opteron - cujo lançamento está agendado para a segunda metade de 2005.



As novidades a apresentar na área do dual core são encaradas como sinais chave para perceber os avanços da Intel nesta matéria, sobretudo face à concorrente AMD e apagar a imagem deixada pelos vários atrasos que empresa de teve de efectuar este ano às datas de lançamento inicialmente previstas para alguns modelos de processador.



O mesmo significado deverá assumir a ausência de novidades relativamente ao novo Itanium 2 com 9 MB de cache, anunciado pela fabricante para esta altura do ano.



Fora do evento, mas introduzindo um tema com presença garantida, Sean Maloney, vice-presidente executivo da Intel, anunciou que a fabricante está a disponibilizar aos clientes versões de teste de chips com a tecnologia WiMax.



Segundo o mesmo responsável, que falava num encontro da União Internacional das Telecomunicações na Coreia, o lançamento da versão definitiva dos chips irá ter lugar ao longo dos próximos 12 meses. Ainda assim, o responsável admitiu que notebooks equipados com a mais recente versão da tecnologia wireless não deverão chegar ao mercado antes de 2006.



Até dia 9, no IDF deverá ainda ser actualizada informação sobre o desenvolvimento de tecnologias que visam aumentar a segurança e performance dos processadores como a LaGrande, Vanderpool e Silverdale.



Notícias Relacionadas:

2004-08-05 - Processador dual core para desktop da Intel disponível em meados de 2005

2004-06-15 - AMD avança com processadores dual core de 64 bits no próximo ano
2004-05-07 - Intel cancela produção de nova geração de processadores Pentium 4 e Xeon