"Já tínhamos dito que o Windows 8 é uma completa reinvenção do sistema operativo Windows. Nada ficou por explorar, incluindo o logo", começa assim um post no blog da Microsoft, publicado pelo homem que lidera as estratégias da fabricante no que se refere à experiência de utilizador.



No texto explica-se a necessidade de acompanhar o salto tecnológico que o sistema operativo pretende dar com a nova versão, com uma versão também ela renovada e que acaba por ser um regresso às origens.



O novo logo combina apenas duas cores: azul e branco, uma escolha que também foi feita com o lançamento da primeira versão do sistema operativo.



O Windows 1.0 apelava à simplicidade e à sobriedade, conceitos que a marca quer recuperar, depois de vários anos a apostar na combinação verde, azul, vermelho e amarelo que serviu de símbolo a diferentes versões do Windows desde o início da década de 90, do século passado.

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No post, Sam Moreau explica que neste redesenho do Windows a Microsoft consultou várias agências. Acabou por optar pela Pentagram, atraída pelas linhas clássicas que os projetos de design da marca costumam privilegiar.



"Mais do que um redesenho, o que fizemos foi mais um regresso às origens que traz o Windows de volta ao seu caminho - recuperando a imagem do Windows pelo que ela é: uma janela", explica o mesmo responsável num texto onde também mostra como ficou a saber que esta leitura não é tão linear como a companhia imaginava. Na agência que apoiou a Microsoft neste processo de mudança, por exemplo, havia quem visse no logo do Windows uma bandeira.



Recorde-se que a Microsoft agendou para o próximo dia 29 a apresentação da versão pré-final do Windows 8, uma espécie de versão de testes que marca a estreia (preliminar) da próxima versão do sistema operativo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira