A Jobbox.io é um mercado de recrutamento focado em empresas de novas tecnologias onde os utilizadores podem ser recompensados pelas recomendações que fazem. A startup garantiu recentemente um financiamento de 750 mil euros e tem na sua carteira de clientes nomes como Typeform, Spotify, Muzzley e Booking.com.

Já a Stuk.io é uma plataforma online que promete ajudar os utilizadores a aprenderem a programar - sejam eles pessoas sem qualquer conhecimento ou até senior developers. Centenas de pessoas estão a recorrer ao serviço da startup portuguesa para mudarem de vida e para tentarem entrar no mercado das TI na Europa.

Juntando "a fome à vontade de comer", as duas jovens empresas decidiram unir esforços e anunciaram uma parceria que traz vantagens para os utilizadores das duas plataformas.

Um dos responsáveis da Stuk.io, Joaquim Valente, explicou ao TeK que, por exemplo, um programador experiente pode com a ajuda do serviço produzir algumas aplicações móveis que ajudam a potenciar o seu currículo e a sua presença no Jobbox.io.

A Stuk.io também canaliza para a Jobbox.io os seus melhores alunos para que estes possam encontrar colocação o mais rápido possível, adiantou ainda o porta-voz.

Mas as vantagens também são sentidas no sentido oposto. Os utilizadores que já estão no Jobbox.io vão ter acesso a um programa de conteúdos que estarão disponíveis por metade do preço no Stuk.io, justamente para reforçarem as suas competências.

A Stuk.io vai ainda usar a API da Jobbox.io para incluir na sua página online oportunidades de emprego que precisam de resposta.

Desta forma as duas startups portuguesas acreditam estar a dar uma resposta séria a um problema sério que afeta a Europa: milhares de vagas de empregos nas TI continuam por preencher, o que poderá ter um impacto negativo na economia europeia e na sua competitividade no curto-médio prazo. Números da União Europeia estimam que daqui a cinco anos estejam por ocupar 900 mil vagas de trabalho nesta área.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico