(Actualizada) O programa que pretende dar aos alunos universitários acesso facilitado à compra de computadores portáteis da marca Toshiba já está a rolar, depois de ter sido anunciado em Maio deste ano . Os primeiros equipamentos já foram entregues em Setembro e na próxima semana vai ter início uma campanha de divulgação do projecto.

Dinamizado pela Toshiba, com a parceria da Prológica, Microsoft, Autodesk e o Banco Santander, o e-Universidades é uma oferta integrada que junta um computador portátil, software e financiamento para aquisição para alunos universitários, replicando um pouco o modelo que já tinha sido lançado com a iniciativa e-U Campus Virtuais.

No programa estão disponíveis três modalidades para aquisição dos equipamentos: pagamento inicial de 110 euros e 36 prestações de 15 euros; pagamento inicial de 50 euros e 24 prestações de 25 euros ou o pagamento integral no acto da entrega. Quem optar por esta possibilidade compra o equipamento por 610 euros.

O portátil disponibilizado neste programa é o Toshiba Satellite L500, com ecrã panorâmico de 15,6 polegadas, processador Intel Dual Core, placa gráfica dedicada de 512 MB, disco rígido de 250 Gbytes e 4 Gbytes de memória RAM. Do lado do software estão presentes o Microsoft Office 2007, assim como aplicações de projectos assistidos por computador como o AutoCAD.

Jorge Borges, director de marketing da Toshiba, adiantou ao TeK que a adesão ao programa está a acima das expectativas, tendo sido recebidas já algumas centenas de pré-registos ainda antes de ter sido iniciada a divulgação da iniciativa, que terá lugar a partir da próxima semana. As primeiras entregas foram já efectuadas em Setembro.

No lançamento do projecto as expectativas de negócio apontavam para a venda de 10 mil portáteis até ao final do ano.

A Toshiba é também uma das fabricantes envolvidas no programa e-escolas e, segundo os números divulgados, terá sido responsável por cerca de metade dos mais de 600 mil portáteis que foram entregues aos alunos ao abrigo desta iniciativa governamental que envolve os operadores móveis.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação sobre o portátil incluído no programa.