(Atualizada) A maior feira de videojogos do mundo, a E3, começa amanhã em Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos), mas como é habitual as marcas antecipam alguns dos lançamentos mais esperados.

Foi o caso da Nintendo que ainda antes da conferência de imprensa, marcada para dia 5 de junho, apresentou oficialmente o GamePad, o controlador da consola Wii U, que vai chegar ao mercado no final deste ano.

Numa videoconferência realizada durante o fim de semana no canal Nintento Direct, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, revelou o novo controlador e falou das características do GamePad, que servirá também como comando para o televisor (através de infravermelhos) e como leitor de e-books.

Os botões circulares do protótipo até agora conhecido foram substituídos por sticks analógicos e o GamePad recebeu sensores de movimento e giroscópio, bem como tecnologia NFC (Near-Field Communications). Isto permite, por exemplo, que o jogador adicione elementos ao jogo usando objetos reais equipados com a tecnologia.

[caption][/caption]

O presidente Iwata anunciou também um novo controlador de formato mais convencional, o Wii U Pro, que funciona sem fios, bem como o Mii Wara Wara e o MiiVerse.

O Mii Wara Wara é um sistema, ainda em desenvolvimento, que reúne a lista de amigos, além dos jogadores que falam uma mesma língua e que estão a jogar um determinado jogo. O acesso a esta funcionalidade será feito a partir do menu da consola e do ecrã do comando. O MiiVerse é uma rede social para as comunidades de jogadores (enquanto avatares Mii).

Durante a videoconferência, o presidente da Nintendo não revelou preços ou datas de lançamento dos periféricos, mas espera-se que a conferência de imprensa de amanhã traga mais pormenores sobre estas novidades.

Microsoft, Sony, Electronic Arts (EA) e Ubisoft estão também entre as empresas das quais se espera grandes novidades nesta edição da E3, algumas das quais devem ser reveladas ainda hoje, nos habituais pré-eventos.

A Microsoft deverá apresentar novos jogos e conteúdos XBOX Live, com destaque para a revelação dos títulos Call of Duty Black Ops 2, Halo 4 e Gears of War: Judgement.

Da parte da editora Electronic Arts, o título mais aguardado parece ser Need for Speed Most Wanted, o nono jogo da franquia Need for Speed, lançada originalmente em 2005.

Far Cry 3 e Assassin's Creed 3 são dois dos títulos mais esperados pela comunidade dos videojogos por parte da Ubisoft. Quanto à Sony, espera-se, entre outras novidades, que reforce a lista de títulos disponíveis para a nova consola portátil PlayStation Vita, à venda em Portugal desde o final de fevereiro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação.