A Eclipse Foundation agendou para hoje o lançamento da versão 1.0 do Eclipse Rich Ajax Platform (RAP). A plataforma é a primeira baseada no standard OSGi - Open Service Gateway iniciative - que permite a criação de rich Ajax-enabled Web applications através do modelo Eclipse.



Os criadores do Eclipse RAP 1.0 referem que a plataforma permite a concepção de componentes interoperáveis com outras aplicações e integráveis com os sistemas empresariais já existentes. Citado em comunicado, Jochen Krause, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do RAP refere que o novo produto oferece "benefícios a todos os que utilizam código Java" já que torna possível a criação de aplicações AJAX naquele tipo de linguagem.



Nesta solução foi também incluída a capacidade dos utilizadores construírem aplicações RIA ou Eclipse RCP a partir do mesmo código base de Java, entre outras ferramentas.



O Eclipse RAP 1.0 é disponibilizado de forma gratuita sendo possível efectuar o download da ferramenta através do site da Eclipse Foundation.



Notícias Relacionadas:

2006-03-20 - Eclipse renova projectos e ganha novos membros