A Intel confirmou ontem a sua aposta estratégica no mercado da electrónica ao detalhar os planos de desenvolvimento de produto para essa área, onde se incluem plataformas e tecnologias móveis, desenhadas para trabalhar de uma forma simples e fácil, juntas dentro do lar digital.



Don MacDonald, director general da Digital Home Group, afirmou durante a sua comunicação no Developer Forum que o mercado do lar digital irá valer 11 mil milhões de dólares em 2008, avaliando por sua vez o download de música em 1,5 mil milhões e os jogos online em 5,2 mil milhões. "A melhor estimativa que podemos ter é a de que existem 1,6 mil milhões de lares no planeta, e não tencionamos deixar nenhum para trás", acrescentou.



Ponto chave da estratégia da Intel é a integração do seu novo processador dual-core Pentium D - anteriormente conhecido como Smithfield -, num conjunto alargado de dispositivos. A Dell já desenvolveu um sistema assente nestes novos chips e está previsto que outras 22 fabricantes, como a Sony, a Acer e a Lenovo, sigam o exemplo.



A unidade gerida por MacDonald está igualmente a preparar para breve o lançamento da plataforma para PCs Anchor Creek, que usa tanto o Pentium D como o também dual-core Pentium Extreme Edition 840, que suportará tecnologia de hyperthreading e cuja chegada ao mercado está prevista para o segundo trimestre deste ano.



MacDonald chegou a demonstrar um sistema Pentium Extreme Edition que permite que um utilizador possa estar a ver televisão de alta definição, enquanto existe um segundo utilizador a jogar no mesmo PC. Em termos de segurança, o sistema recorre à tecnologia de virtualização para correr múltiplos sistemas operativos em partes, podendo atribuir-se aos vários membros de uma família diferentes áreas no PC.



O director geral do Digital Home Group da Intel ilustrou igualmente a sua apresentação com um concept desktop de dimensão reduzida - que gerou algum burburinho entre os presentes pela sua semelhança com o mini Mac da Apple. Este conceito está assente na tecnologia Yonah, o sucessor dual-core do processador Pentium M, que deverá começar a ser comercializado no início de 2006.



Além do PC de volume reduzido mostrado por MacDonald, a Intel anunciou também um design de conceito para um desktop empresarial que recorre à tecnologia móvel da fabricante.



Notícias Relacionadas:

2005-03-02 - Chips irão manter ritmo de inovação nos próximos tempos

2005-01-21 - Tecnologia de virtualização da Intel chegará um ano antes do previsto aos desktops


2004-09-21 - Intel concretiza novos investimentos na área do lar digital

2004-06-18 - Intel apresenta novos produtos e reforça conceito de home entertainment PC

2004-01-07 - Intel Capital cria fundo para desenvolvimento do conceito de lar digital