Ainda ontem falava-se da alegada aparência do próximo Windows e de como o Menu Iniciar prometia regressar em força. Para pouco tempo depois o diretor executivo da Microsoft, Satya Nadella, confirmar aos analistas o que a empresa tem vindo a projetar há já algum tempo: em vez de várias versões do sistema operativo, haverá apenas e um só Windows.



“Vamos simplificar a próxima versão do Windows de três sistemas operativos para um só sistema convergido para ecrãs de todos os tamanhos”, disse o CEO da Microsoft.



Assim deixará de haver Windows, Windows RT e Windows Phone para passar a haver apenas um sistema operativo que servirá para computadores tradicionais, para computadores híbridos, para tablets e para smartphones.



“Vamos unificar as nossas lojas, comércio e plataformas de desenvolvimento para impulsionar uma experiência de utilizador mais coerente e uma oportunidade de programação mais abrangente”, acrescentou o executivo da Microsoft, citado pelo Cnet.



De acordo com outro meio de comunicação, o Mashable, o CEO da Microsoft disse que o trabalho no sentido da unificação vai ser desenvolvido ao longo do próximo ano. Quer isto dizer que quando a próxima versão principal do Windows for apresentada, a bandeira de “um só sistema operativo” pode já ser apresentada.



Esta não é a primeira vez que a Microsoft refere publicamente os seus planos para juntar todos os Windows. Desta forma além de haver uma melhor transição entre equipamentos usados pelos diferentes utilizadores, um programador desenvolvendo uma única aplicação, poderá explorá-la em vários segmentos de mercado.



Informações anteriores davam conta que a unificação dos sistemas operativos pode inclusive chegar até à consola de jogo Xbox One.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico