A mensagem fraudulenta da Apple, que o Tek dava conta a 16 de janeiro último, continua a circular e com bastante persistência.
O email tem como assunto "Sua conta Apple expira em menos de 48 horas" e no corpo apresenta um texto bastante credível, em "português do Brasil".

Quem clicar no link sugerido vai parar a um endereço de phishing que, à imagem do site português da Apple, requisita diversos dados à vitima, nomeadamente os dados do cartão de crédito, informações pessoais e a password do email.

Mais recentemente está a circular uma nova mensagem supostamente enviada pela Caixa Geral de Depósitos. O remetente desta nova campanha fraudulenta é o email noreply@ccgd.pt - muito idêntica a cgd.pt, o endereço de facto da instituição.

O email chega com o assunto "Mensagem importante" e no corpo do mesmo informa-se o destinatário que houve diversas tentativas falhadas de autenticação na conta online e a mesma foi bloqueada como precaução.

[caption][/caption]

Segundo informação publicada no site Websegura, a intenção é que as vítimas acedam a um endereço fraudulento, que é uma cópia do site da Caixa Geral de Depósitos, destinada a guardar os dados cedidos.

Em declarações ao TeK, David Sopas, responsável pelo Websegura.net, refere que não é possível verificar o fluxo destas campanhas de phishing, mas acrescenta que pelo número de emails recebido pessoalmente e pelas queixas dos utilizadores do WebSegura.net, os emails da Apple e da CGD estão a circular com grande atividade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico