A NAH6, uma nova companhia holandesa especializada na defesa da privacidade na Internet, está a desenvolver uma série de produtos inovadores, entre os quais um PC encriptado, um telemóvel seguro e um mecanismo para proteger melhor o correio electrónico.



Para encorajar a sua adopção generalizada, a empresa sediada em Amesterdão pretende lançar grande parte do seu trabalho como software open-source para fins não-comerciais.



O seu primeiro produto, denominado Secure Notebook, deverá ser lançado no próximo mês, embora não tenha um preço estipulado, consistindo numa aplicação de software concebida para os executivos empresariais ou responsáveis governamentais em viagem que receiam perder os seus computadores portáteis, mas que não querem perder tempo a encriptar cada ficheiro confidencial aí guardado.



O Secure Notebook é um dos primeiros produtos a adoptar uma abordagem inovadora que consiste em correr o Microsoft Windows por cima do sistema operativo Debian GNU/Linux, ficando esta plataforma encarregue de assegurar que todos os ficheiros do Windows guardados num disco rígido permaneçam encriptados.



Esta abordagem permite resolver problemas importantes que outros produtos de encriptação de discos não conseguem dar conta. Ao contrário desses sistemas, com o Secure Notebook, mesmo os ficheiros da memória virtual do Windows e os ficheiros temporários são guardados num formato encriptado, o que significa que um espião ou ladrão agindo em nome de outra empresa que conseguir aceder a um portátil com o Secure Notebook será incapaz de ler qualquer tipo de dados.



O produto de encriptação de portáteis. que requer pelo menos um processador de 1 GHz e 512 MBytes de memória RAM será vendido pela NA6H a fabricantes de notebooks e a revendedores que possuem clientes que valorizam muito a segurança. Os utilizadores não comerciais poderão efectuar o download do software gratuitamente, tendo, contudo, que adquirir uma aplicação necessária para correr o Secure Notebook, a VMware, por um preço de 300 dólares.



Um dos projectos mais ambiciosos da NAH6 é o de um telemóvel seguro, que só deverá ser lançado pelo menos daqui a seis meses, não estando ainda o seu preço definido. O objectivo é transformar um PDA Pocket PC - uma combinação de um computador de bolso com um telefone celular baseado na plataforma com o mesmo nome da Microsoft - num dispositivo de encriptação com capacidades militares.



Rop Gonggrijp, proprietário da empresa, afirma que este software será gratuito para fins não-comerciais e irá permitir que os utilizadores de redes GSM accionem um canal codificado de comunicação ao pressionarem num botão.



Entre os outros produtos da NAH6 contam-se um programa chamado Crypt-o-Matic que oferece um mecanismo transparente para encriptar e desencriptar todo o email recebido e enviado através da tecnologia de Pretty Good Privacy. O seu funcionamento baseia-se na captação das mensagens de email depois de serem enviadas e antes de chegarem à caixa de correio e na realização "silenciosa" da encriptação. Este software vai estar disponível dentro de poucos meses e será gratuito para utilizadores não-comerciais.


Notícias Relacionadas:

2002-07-11 - eEye descobre vulnerabilidade no plug-in de encriptação em PGP para o Outlook
2002-01-15 - Governo inglês perde mais de 1.300 portáteis nos últimos 5 anos