A Associação Internacional da Indústria Fotográfica (I3A) anunciou hoje uma iniciativa que visa possibilitar que os consumidores obtenham impressões com qualidade fotográfica de imagens digitais.



Designada Common Picture eXchange Environment (CPXe), a iniciativa tem como objectivo tornar a impressão de imagens digitais tão conveniente como a utilização de película de filme. Pretende-se assim desenvolver uma rede que irá permitir que os utilizadores de máquinas digitais efectuarem impressões das suas imagens a partir de qualquer lado do mundo.



A CPXe irá possibilitar que os fornecedores de serviços de finalização de fotografias se liguem aos consumidores através da Web e entre si mediante formas que actualmente não são possíveis. A iniciativa é liderada pelas maiores companhias mundiais do sector da imagem, como a Eastman Kodak, a Fujifilm e a Hewlett-Packard.



A iniciativa baseia-se numa infra-estrutura de serviços Web e irá permitir a transmissão e impressão de imagens digitais entre máquinas digitais, PCs, software desktop, serviços de Internet, quiosques de fotografia, mini-laboratórios digitais e finalizadores de fotografias, independentemente do hardware e software que utilizarem.



Deste modo, os consumidores poderão efectuar uploads e downloads, encomendar impressões de imagens digitais em qualquer loja de fotografia com qualquer tipo de equipamento de finalização de imagens utilizado pelo comerciante.



A arquitectura de rede da CPXe e um directório de serviços serão administrados e financiados pela I3A. Aberto a qualquer companhia, o directório irá disponibilizar uma lista completa de fornecedores de serviços, de forma a que os consumidores possam localizar rapidamente serviços compatíveis mediante a utilização de critérios comuns de pesquis, como código postal ou tipo de serviço.



Este projecto recorre a padrões já existentes de serviços Web, como o UDDI (Universal Description, Discovery and Integration), o SOAP (Simple Object Access Protocol) e o XML, tecnologias que tornam bastante mais fácil e barato para os fabricantes das máquinas estabelecerem ligações com fornecedores de serviços cumpridores das normas da CPXe.



Os padrões da rede da CPXe deverão estar concluídos no final do ano. A implementação da tecnologia só irá realizar-se na prática em 2003. Outras empresas que também apoiam esta iniciativa são a Agfa-Gevaert, a Canon USA e a Olympus America.



Notícias Relacionadas:

2001-06-01 - Polaroid desenvolve tecnologia para impressão digital

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.