Um consórcio que junta alguns dos principais fabricantes de software e hardware onde se incluem nomes como a Microsoft, IBM, BEA, SAP e a Sun Microsystems apresentaram a última versão de uma nova especificação que pretende promover a interoperabilidade entre web services.



A proposta WS-Addressing foi entregue ao consórcio World Wide Web que deverá agora formar um grupo de trabalho para a estudar e avaliar a sua validade para posterior publicação.



O objectivo do grupo é "ajudar as empresas a desenvolver web services de confiança e interoperáveis, definindo um mecanismo standard para identificar e trocar mensagens entre múltiplos pontos terminais", refere o comunicado.



"Com um modo standard que defina como uma mensagem deve ser entregue numa rede de serviços Web os programadores podem simplificar a comunicação entre vários serviços, evitando o desenvolvimento de soluções ad hoc dispendiosas e difíceis de comunicar entre plataformas", continua o documento.



Recorde-se que a falta de interoperabilidade entre produtos e soluções dos vários fabricantes tem sido um factor condicionante ao desenvolvimento deste tipo de serviços. Nos últimos tempos as principais fabricantes têm tentado contornar a questão através de acordos bilaterais como o firmado entre a Microsoft e a Sun recentemente, onde se prevê a interoperabilidade entre as aplicações escritas em linguagem .Net e Java 2 Enterprise Edition.



Caso seja aprovado, espera-se que o novo standard tenha a capacidade para dar maior abrangência à interoperabilidade entre aplicações desenvolvidas pelos vários fabricantes que passarão a dispor de um conjunto de linhas orientadoras para desenvolver serviços deste tipo.



Esta especificação funciona em coordenação com outras anteriormente definidas como o WS-ReliableMessaging e o WS-Federation e as empresas envolvidas no projecto já garantiram que não pretendem cobrar royalties pela sua utilização.



Notícias Relacionadas:

2002-02-06 - Empresas criam consórcio para desenvolvimento de tecnologia para serviços Web