
Um consórcio de empresas e três dos principais laboratórios europeus de pesquisa lançou uma plataforma europeia de cloud computing. A estrutura vai unir indústria e academia na criação de uma infraestrutura segura, federada e de alta performance.
Como explica uma nota de imprensa, a Helix Nebula - the Science Cloud vai dar resposta às necessidades de TI dos cientistas europeus e também ficará disponível para organizações governamentais e para a indústria, depois de uma fase piloto.
Nos próximos dois anos este nuvem vai funcionar em modo piloto e concentrar-se em três projetos sugeridos pelo CERN, EMBL e ESA, que visam áreas como a pesquisa biomédica ou a investigação na área dos desastres naturais.
Graças à estrutura, os projetos selecionados vão beneficiar de maior capacidade de computação, o que permitirá acelerar o seu desenvolvimento e ajudar a concretizar mais rapidamente o potencial que representam para a ciência.
No leque de empresas que se associaram a esta iniciativa europeia estão a Atos, Capgemini, CloudSigma, Interoute, Logica, Orange Business Services, SAP, SixSq, Telefonica, Terradue, Thales, The Server Labs e T-Systems, detalha uma nota no Alpha Galileo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Mortal Kombat: Onslaught troca os combates por um RPG por turnos. Mas os heróis são os mesmos -
Multimédia
Fortnite: Capítulo 5 abre com Big Bang que destruiu a ilha e há um novo palco de ação -
Site do dia
Que tal testar habilidades e criar um videojogo? O tema é o espaço e o desafio é para os mais novos -
How to TEK
Saiba como fazer uma cópia de segurança do email no Outlook
Comentários