
Um consórcio de empresas e três dos principais laboratórios europeus de pesquisa lançou uma plataforma europeia de cloud computing. A estrutura vai unir indústria e academia na criação de uma infraestrutura segura, federada e de alta performance.
Como explica uma nota de imprensa, a Helix Nebula - the Science Cloud vai dar resposta às necessidades de TI dos cientistas europeus e também ficará disponível para organizações governamentais e para a indústria, depois de uma fase piloto.
Nos próximos dois anos este nuvem vai funcionar em modo piloto e concentrar-se em três projetos sugeridos pelo CERN, EMBL e ESA, que visam áreas como a pesquisa biomédica ou a investigação na área dos desastres naturais.
Graças à estrutura, os projetos selecionados vão beneficiar de maior capacidade de computação, o que permitirá acelerar o seu desenvolvimento e ajudar a concretizar mais rapidamente o potencial que representam para a ciência.
No leque de empresas que se associaram a esta iniciativa europeia estão a Atos, Capgemini, CloudSigma, Interoute, Logica, Orange Business Services, SAP, SixSq, Telefonica, Terradue, Thales, The Server Labs e T-Systems, detalha uma nota no Alpha Galileo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários