A Microsoft anunciou a disponibilização gratuita da versão preliminar da nova solução de produtividade Office 365, baseada na "nuvem". Combinando soluções de comunicação e colaboração, o serviço, na sua versão beta, poderá ser testado pelas empresas de 37 países, Portugal incluído.

Destinada a negócios de todas as dimensões, a solução reúne os serviços online de Produtividade Pessoal da Microsoft, Mensagem e Partilha, Portais e Colaboração, Comunicações Unificadas e Eventos e Reuniões Virtuais. Aplicações como o Microsoft Office, SharePoint Online, Exchange Online e Lync Online.

"A experiência na cloud e a informação recolhida ao longo destes anos, junto de milhares de clientes, dão à Microsoft um grande optimismo sobre a adopção destes serviços. Dado o contexto económico actual, o Office 365 pretende responder às principais necessidades das organizações com a respectiva redução dos seus custos. Desafiamos os Portugueses a experimentá-lo", refere Marcos Santos, director do negócio de Produtividade na Microsoft Portugal, numa nota de imprensa

Em Portugal, a fabricante tem vindo a preparar terreno para o lançamento comercial desta oferta, estando já estabelecidas duas parcerias: uma com a PT e outra com a Novabase.

O acordo com a PT visa o segmento das PMEs e diz respeito à disponibilização de uma oferta conjunta que inclui o Microsoft Office 365. A parceria com a Novabase prevê o alinhamento de ofertas na área da produtividade em modelo cloud computing para grandes organizações.

Relativamente ao mercado nacional, os serviços online de produtividade da Microsoft contam com 150 clientes e mais de 14.000 seats vendidos. Activo Bank, Generis, Sociedade Ponto Verde e Dan Cake são algumas das organizações que já adoptaram estas soluções.

Office 365 também tem "loja"

Paralelamente, a Microsoft apresenta ainda o Office 365 Marketplace, um novo serviço que pretende facilitar a localização de aplicações e serviços de parceiros para o Office 365.

O Marketplace já está activo em Portugal, incluindo mais de 100 aplicações e 400 serviços disponíveis a partir da comunidade estabelecida, composta por mais de 16.000 parceiros de rede cloud da Microsoft. Em Portugal, a Microsoft conta já com 15 parceiros nacionais que disponibilizaram as suas aplicações para Office 365.