A criação do PiPhone surge mais como uma prova de conceito do que como uma tentativa de revolucionar o mercado dos smartphones. Quem o diz é o próprio criador, David Hunt, na sua página pessoal onde fala do projeto. Muito por causa dos custos.
O smartphone criado à base do Raspberry Pi é construído com peças que facilmente se encontram à venda, apresentando um custo total de 158 dólares, o equivalente a 115 euros. Entre os componentes há por exemplo um interface sensível ao toque da Adafruit e um módulo GSM que permite a realização de chamadas.
Num vídeo o criador do PiPhone faz uma demonstração de como a funcionalidade básica dos telefones, as chamadas, funcionam neste modelo do it yourself.
Apesar de o chamar de smartphone, o criador não revela em nenhum momento quais as funcionalidades do telemóvel que o possam colocar nessa categoria e não no segmento dos telemóveis básicos.
O PiPhone tem alguns problemas como David Hunt explica, sendo um dos quais o sobreaquecimento. Escreve o entusiasta tecnológico que será preciso algum sistema de circulação de ar para manter o telemóvel em funcionamento durante longos períodos de tempo.
Para os restantes entusiastas, David Hunt explica passo a passo como podem construir um equipamento semelhante, indicando onde se compram os componentes e qual o software que deve ser usado, que o próprio disponibilizará no repositório GitHub.
O TeK também já tinha dado a conhecer o projeto PiPad, que é semelhante ao PiPhone em conceito, mas aplicado a um tablet.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários