A comunidade de fãs de The Elder Scrolls conhece Enderal, uma modificação criada por um grupo de modders de Skyrim, o mais recente capítulo da saga, lançado em 2011. Este mod introduziu basicamente uma campanha narrativa com cerca de 30 horas de jogo, destacando-se as suas quests e personagens com vozes originais, debitadas por atores profissionais e uma banda sonora elogiada.

Enderal é gratuito, e desde o seu lançamento em 2016 já teve perto de 500 mil downloads no website ModDB, sendo o mod mais descarregado de Skyrim. Na sua página do Steam, os fãs podem fazer também o download do mod, tendo mesmo recebido grandes elogios da comunidade.

A qualidade do seu projeto e a força dos fãs levaram a equipa, conhecida como SureIA, a decidir investir na indústria com maior profissionalismo, focando-se no seu primeiro título original e comercial. No último fim-de-semana, o estúdio lançou a sua última atualização para Enderal, explicando nas notas que a equipa deixaria de ter tanto tempo disponível para continuar a desenvolver o mod devido ao seu novo projeto comercial, que esperam revelar ainda este ano.

Apesar de não haver qualquer informação sobre o que estúdio está a trabalhar, se um projeto independente ou apoiado por alguma editora que reconheceu o seu valor, certamente que será algo inspirado nestes mundos tolkianos de fantasia medieval. Os seus elementos têm desenvolvido projetos desde Morrowind, um anterior capítulo da saga The Elder Scrolls. O estúdio também poderá ter chamado a atenção de Phil Spencer, já que a Bethesda agora faz parte do universo Xbox, e desafiado a produzir algo para a consola da Microsoft. Para já são suposições.

Não é a primeira vez que surgem projetos profissionais que tiveram como base de partida um mod de um jogo conhecido. Veja-se títulos como Counter-Strike que foi feito com um mod de Half-Life ou o Dota 2, baseado em Warcraft 3. PUBG foi inicialmente uma transformação de ArmA 2 e Desert Combat de Battlefield 2, apenas para referir alguns exemplos.