A ESET acaba de disponibilizar o Mobile Security para a plataforma Android. Ainda em versão beta, a aplicação tem funcionalidades de protecção contra vírus e outros ataques de malware mas também de sistema anti-roubo e auditoria de segurança.

O Mobile Security para Android pode ser descarregado gratuitamente a partir do site da ESET. A empresa de software de segurança já tinha desenvolvido várias versões especialmente para sistemas operativos móveis, nomeadamente para Symbian e Windows Mobile.

O crescimento da plataforma Android torna o sistema operativo móvel mais apetecível para os hackers, que têm feito vários ataques aos telemóveis e à própria loja de aplicações, o Android Market, como o TeK tem dado conta.

Vários fabricantes de software anti-virus e de segurança têm vindo a apostar nesta plataforma, disponibilizando também as suas aplicações para o sistema operativo da Google.

No caso do ESET Mobile Security a empresa garante que a solução permite proteger mais de 60% dos smartphones das ameaças.

[caption]Nome imagem[/caption]

"À medida que os dispositivos baseados em Android se vão tornando cada vez mais populares, os utilizadores armazenam cada vez mais dados sensíveis, sem se aperceberem de que o estão a fazer. Mais do que isso, as informações pessoais destinadas a serem mantidas privadas são partilhadas e transferidas sem fios. Ficheiros, e-mails, texto e mensagens multimédia merecem a mais alta protecção para evitar situações graves quando vão ter às mãos erradas," afirma Miroslav Majtaz, especialista da ESET em Mobilidade, em comunicado.

Entre as funcionalidades da aplicação para Android conta-se a detecção e alertas para actividades suspeitas que envolvam o telemóvel, através da análise de aplicações, ficheiros, pastas e memória do cartão SD. A ferramenta tem ainda protecção anti-spam para bloqueio de listas e bloqueio de chamadas para números de valor acrescentado.

O Mobile Security oferece ainda informação de funcionalidades do telefone, como autonomia, espaço disponível e aplicações em execução, e dispõe de um sistema anti-roubo que permite localizar remotamente o smartphone roubado ou perdido e bloquear o acesso a dados, ou eliminar as informações quando este se encontrar perdido.

O download da versão beta é gratuito mas o tempo de utilização é limitado. A ESET não divulgou ainda o preço final a que vai comercializar esta aplicação.