O Governo espanhol é a mais recente adição à lista de membros do Government Security Program (GSP), da Microsoft, uma iniciativa posta em marcha em 2003 para proporcionar às instituições governamentais o acesso ao código fonte do Windows e a informação técnica que lhes permita proteger melhor os seus sistemas.




No caso de Espanha, o acordo estabelecido com a Microsoft permite que os peritos em segurança do Centro Nacional de Inteligencia (CNI), dependente do Ministério da Defesa espanhol, acedam ao código fonte do sistema operativo da Microsoft, assim como a toda a informação técnica de que necessitem.




O acordo prevê igualmente o estabelecimento de uma série de canais de comunicação preferenciais entre os técnicos da Microsoft e os peritos do CNI, o que facilitará a participação destes últimos tanto nos processos de desenvolvimento, testes e implementação do Windows como em projectos de segurança de carácter específico.




O Governo espanhol junta-se assim a outros países, como Reino Unido, Rússia, Noruega, China ou Formosa, e a organizações, como a NATO, que já aderiram no Government Security Program da Microsoft.




"Estamos muito satisfeitos pelo Governo espanhol se ter decidido a participar no nosso PGA e que materialize a sua decisão no estabelecimento deste acordo, como fizeram outros países", afirma Steve Ballmer, presidente executivo da Microsoft, em comunicado de imprensa, acrescentando que "o acordo proporciona ao Centro Nacional de Inteligência a oportunidade de avaliar a segurança e a integridade da plataforma Windows, de maneira que poderá aumentar a segurança das infra-estruturas das Tecnologias da Informação da Administração espanhola".




"O Government Security Program foi concebido para cumprir com as elevadas exigências de segurança dos governos de todo o mundo e proporciona a possibilidade de auditar o código fonte do Windows mediante uma ferramenta de revisão específica", refere-se no mesmo comunicado.



Notícias Relacionadas:

2003-08-01 - Microsoft já disponibilizou códigos fonte do Windows a 12 governos

2003-07-25 - Microsoft faz progressos e melhora condições de acesso ao código do Windows
2003-01-15 - Microsoft autoriza governos a analisarem código fonte

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.