Espanha vai testar um sistema de voto electrónico nas próximas eleições europeias. A experiência, que irá abranger cerca de 280 mil eleitores, irá tirar partido da utilização expressiva no novo Documento Nacional de Identificação (uma espécie de Cartão de Cidadão) em algumas regiões do país.

O sistema vai ser testado Lleida, Pontevedra e Salamanca e em algumas vertentes vai mesmo substituir o sistema tradicional.

Os dados de cada eleitor serão introduzidos no sistema informático à mão, ou através da leitura da informação constante no chip do DNI, um procedimento que continuará a ser replicado pela identificação nos tradicionais cadernos eleitorais.

Já o facto dos boletins de votos estarem identificados com código de barras permitirá substituir completamente o tradicional método de contagem e comunicação dos votos por outro. A contagem é feita com ajuda de um leitor de códigos de barras, entrando directamente no sistema e eliminando a necessidade de uma comunicação por telefone.

No teste participam eleitores de 459 mesas de voto, como relata o El Mundo.