O Conselho Olímpico da Ásia (COA) anunciou esta semana a integração de uma nova modalidade nos Jogos Asiáticos de 2022. Num comunicado emitido na passada segunda-feira, o COA indica que a competição, que vai decorrer em Hangzhou, na China, vai contar pela primeira vez com vários torneios de eSports.

Antes de se estrear no grande evento, os videojogos vão andar de braço dado com outras competições desportivas no continente asiático durante os próximos cinco anos. A primeira demonstração em sede desportiva tradicional vai ser já no próximo mês de setembro nos Asian Indoor and Martial Arts Games e em 2018, a modalidade vai mesmo ser testada no cardápio da 18ª edição dos Jogos Asiáticos.

O Conselho não revelou a lista de títulos que vão ser jogados na competição, mas escreve que vão ser incluídos jogos como "FIFA 2017, um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) e um RTA (Real Time Attack)". League of Legends, DOTA 2, StarCraft II e Trackmania são alguns dos candidatos a preencher as vagas.

Os vencedores não vão receber prémios tão avolumados como garantem outros torneios da especialidade, mas haverá, claro, medalhas de ouro, prata e bronze para os primeiros classificados. A verdadeira vitória, no entanto, será endereçada à comunidade de adeptos e jogadores da modalidade que há muito pedem a paridade com os desportos tradicionais.

Os Jogos Asiáticos são reconhecidos pelo Comité Olímpico Internacional e a competição é o segundo maior evento multidesportivo a nível mundial em número de atletas envolvidos.