A Kawasaki é uma das líderes mundiais no fabrico de motociclos, mas desde 2015 que a empresa começou a investir no programa Kaleido, uma divisão focada no desenvolvimento de robots. O Bex foi revelado na Exibição Internacional de robots em Tóquio, no Japão e trata-se de um robot com quatro pernas inspirado no Ibex, uma espécie de cabra selvagem.

Os engenheiros da fabricante construíram este robot para que fosse rápido nas suas deslocações a nível do solo, mas que pudesse facilmente navegar por terrenos íngremes mais difíceis. O robot tem rodas na área dos joelhos, para movimentações rápidas em terrenos lisos, mas quando é preciso percorrer áreas complexas, este estica as pernas, para iniciar as caminhadas.

Veja na galeria as imagens do Bex:

O Bex tem uma capacidade para transportar cerca de 100 quilos de carga, ideal para ajudar em obras ou qualquer tarefa que inclua carregar materiais. Tal como outras propostas de animais robóticos, o Ibex também poderá ser utilizado para fazer inspeções industriais de forma remota, por exemplo. Além de poder ser montada por pessoas, como é possível assistir no vídeo de demonstração.

O robot é também descrito como sendo totalmente modelar, não só ao nível de características funcionais, como de design, para quem prefere outro tipo de animal, por exemplo.

Além do robot Bex, a Kawasaki revelou ainda um outro modelo humanoide, capaz de imitar os movimentos e comportamento dos humanos. O seu uso será igualmente multifacetado, seja em fábricas como em zonas de desastres ambientais, por exemplo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.