Já estão apurados os 30 alunos do ensino secundário que vão disputar a final nacional das Olimpíadas da Informática 2012, onde serão depois escolhidos os participantes que representarão o nosso país no evento mundial de programação, em Itália.

Nesta primeira fase a classificação foi obtida com base nas provas de qualificação que decorreram através da Internet. A pontuação é atribuída automaticamente pelo sistema em função do número de testes avaliados pelos programas submetidos e validade depois por um júri, explica a APSDI, que promove e organiza o evento em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Os primeiros dois lugares da tabela são ocupados por alunos da Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra. João Ramos e Pedro Paredes somaram, cada um, 285 pontos no período de eliminatórias. Em terceiro lugar classificou-se Bruno Alves, do Colégio Internato dos Carvalhos, de Vila Nova de Gaia, num ranking da qual não constam nomes de raparigas.

Os 30 alunos selecionados vão agora participar na final das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI'2012), a ter lugar nas instalações do Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a 18 de maio (sexta-feira), onde realizam uma prova individual.

Quem se sair melhor, ruma depois à cidade de Sirmione, em Itália, de 23 a 30 de setembro, para representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes