Entre outubro e dezembro de 2013 o mercado dos computadores pessoais terá caído 6,9% a nível mundial, em comparação com igual período de 2012. O último trimestre do ano voltou a ficar marcado por uma queda na venda de PCs, o que irá contribuir para que durante todo o ano, a queda nas vendas seja de 10%.

Estes são os números mais relevantes do relatório preliminar da Gartner sobre o mercado dos computadores pessoais. Os analistas acreditam que no quarto trimestre de 2013 tenham sido vendidos 82,63 milhões de PCs, subindo o número para 315,96 tendo em conta os restantes trimestres do ano passado.

Olhando para as vendas mundiais de computadores e somando os valores de todos os trimestres, a chinesa Lenovo aparece como a maior vendedora de PCs em todo o mundo. A tecnológica consegue ser a única a ter resultados positivos em comparação com 2012. A HP segue de perto na segunda posição, com a Dell a ocupar o terceiro lugar graças a uma quebra mínima nas vendas:

[caption]Mundo[/caption]

Apesar dos números negativos, os analistas da Gartner acabam por atribuir uma análise positiva aos números, dizendo que os maus resultados foram impulsionados pelos mercados emergentes - onde o primeiro dispositivo inteligente é agora um smartphone ou tablet -, enquanto em mercados como o norte-americano as perdas terão sido residuais.

A análise preliminar da consultora revela ainda os resultados específicos para a Europa, África e Médio Oriente (EMEA), onde no quarto trimestre de 2013 a queda nas vendas de PCs foi de 6,7%. Ao todo ter-se-ão vendido 25,86 milhões de computadores, ocupando a HP o lugar de marca que mais comercializa nestes mercados. Mas também na EMEA foram a Dell e a Lenovo as únicas a apresentarem os resultados mais positivos:

[caption]EMEA[/caption]

Dos resultados preliminares apurados, a Asus e a Acer estão entre as fabricantes mais penalizadas pela quebra sentida nos últimos trimestres. A Apple aparece na terceira posição de marca que mais PCs vendeu nos EUA no quarto trimestre de 2013, ao vender 2,16 milhões de unidades, num crescimento de quase 30% relativamente a igual período de 2012.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico