Uma plataforma aberta, integrada e centrada na Web, denominada Sun ONE Starter Kit é a resposta desta empresa aos recentes lançamentos da Microsoft. Lançado esta semana, o Starter Kit tem por objectivo facilitar o design e o aperfeiçoamento de soluções garantindo que trabalhem em conjunto e automatizem tarefas na Internet.


Esta aplicação Web da Sun foi construída, tendo como base o software Java, à semelhança do que acontece com o protocolo conhecido por Simple Object Access Protocol (SOAP)que possibilita a comunicação entre diferentes sistemas operativos usando como mecanismos de troca de informação o Hypertext Transfer Protocol (HTTP) e a Extensible Markup Language (XML) presentes na World Wide Web .


Doug Kaewert, vice presidente, da rede de programadores da Sun Microsystems, salientou que "na actual economia, os programadores e os gestores de tecnologias de informação, estão sob a pressão dos preços, do aumento da produtividade e procuram ao mesmo tempo lançar produtos competitivos", adiantando que com "o Sun ONE Starter é possível experimentar novas tecnologias e ao mesmo tempo apostar nas oportunidades de obtenção de novas receitas"


Tendo em conta estas soluções Web, a Sun Microsystems apresentou o iPlanet Portal Server, um pacote de colaboração instantânea num ambiente de portal industrial que engloba essencialmente a colaboração e uma comunidade de instant messaging, desenhado para satisfazer as necessidades de fornecedores de serviços e empresas clientes, segundo palavras do fabricante.


O instant messaging está bastante vulgarizado entre os funcionários das empresas, permitindo o contacto, mediante mensagens pequenas enviadas através da Internet, a todo o minuto, com outras pessoas e parceiros de negócio.


O iPlanet Portal Server, segundo a Sun, disponibiliza a tecnologia, a segurança, a integração de directorias e a confiança exigida para suportar o envio de mensagens instantâneas entre empregados dentro da empresa, parceiros externos de negócio, fornecedores e consumidores.


Neste sentido, a Sun e a AOL também procuram investir na interoperabilidade através da adopção do pacote iPlanet's Instant Collaboration e do AOL Instant Messenger, que assegurará, por exemplo, que dois produtos de instant messaging possam aceder a cada um deles usando apenas um único cliente de messaging. Este trabalho conjunto garantirá aos clientes das empresas e fornecedores de serviços, a incorporação fácil das ofertas de messaging multi-clientes. A Sun aproveitou também este lançamento para actualizar o ambiente operativo Solaris 8, de modo a simplificar o uso de produtos Sun ONE nas empresas.

Notícias relacionadas

2001-02-06 - Sun lança estratégia para Internet