As principais produtoras cinematográficas estão a avançar com os nomes dos filmes em DVD que pretendem lançar até ao final do ano, à medida que os leitores dos novos leitores dos formatos rivais Blu-ray e HD DVD surgirem no mercado.



A Twentieth Century Fox afirmou que pretende lançar 20 títulos Blu-ray numa primeira remessa este ano, onde estarão incluídos sucessos como "Os Quatro Fantásticos" ou a "Idade do Gelo". A Sony Pictures Home Entertainment prepara-se para apresentar ao mercado esta Primavera outros 20 títulos no mesmo formato, onde se incluem "O Quinto Elemento" e "Hitch".



A Warner Bros., por sua vez, pretende anunciar produtos para ambos os formatos durante o Consumer Electronics Show, que começa amanhã em Las Vegas, feira onde as outras produtoras já mencionadas formalizarão igualmente a apresentação dos seus títulos.



A edição de 2006 do Consumer Electronics Show será igualmente palco para outros anúncios relacionados com os formatos, que terão uma maior capacidade de armazenamento e características interactivas, nomeadamente a apresentação ao público da primeira drive para PCs capaz de ler discos Blu-Ray (ver Notícias Relacionadas).



Desenvolvidos por consórcios diferentes, o Blu-Ray, liderado pela Sony, e o HD DVD, que tem na Toshiba a sua principal promotora, são duas normas para DVD rivais que têm vindo a lutar pela futura primazia no mercado. O Blu-Ray parece ter conquistado mais aliados, nomeadamente a Apple, a Panasonic e uma larga parte dos estúdios de cinema, embora alguns analistas de mercado acreditem que o envolvimento recente da Microsoft com os promotores do HD DVD transformou a disputa numa batalha que coloca os computadores pessoais no centro.



A HP, que durante muito tempo apoiou a Blu-ray Disc Association, só muito recentemente decidiu juntar-se também ao consórcio HD DVD, depois de ter vistos as suas propostas de alterações ao Blu-ray recusadas, com as quais visava tornar a tecnologia mais apelativa para os consumidores.





Notícias Relacionadas:


2005-12-29 - Pioneer finaliza drive Blue-Ray a tempo da CES 2006


2005-08-10 - Blu-Ray adopta tecnologia DRM também escolhida para o formato HD-DVD


2005-06-27 - Toshiba alia-se à Microsoft para desenvolver leitores HD-DVD


2004-08-13 - Primeira versão completa do formato Blu-Ray aprovada