O open source tem de passar a ser encarado como uma opção credível, criadora de oportunidades de elevado potencial, que deverá ser obrigatoriamente tida em conta por qualquer decisor ou técnico envolvido de alguma forma com as tecnologias da informação, aconselha um grupo de trabalho da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) no estudo "Open Source Software - Que oportunidades em Portugal?", cujas conclusões foram esta tarde reveladas ao público.



Realizado entre Março e Julho deste ano, o estudo promovido pela APDSI contou com a participação de várias entidades, como a Convex, a IBM, a Quidgest, a SAP, a Sun, a Universidade de Évora, a Universidade do Minho e a WeDo Consulting, e com a sua redacção pretendeu fazer-se uma análise fundamentada, objectiva e desapaixonada sobre as oportunidades do software open source.



"O objectivo foi trazer uma mensagem de racionalidade a este tema - impossível de ignorar nos dias que correm -, tentando fornecer elementos de suporte à decisão", explicou Luís Arriaga da Cunha, coordenador do grupo de trabalho. Assim, a par das oportunidades apontadas, são também identificadas algumas das fraquezas que ainda subsistem, como por exemplo o suporte técnico, apesar de começarem agora a sair das universidades para o mercado de trabalho estudantes com conhecimentos profundos de ferramentas open source.



No que diz respeito ao caso especifico das entidades públicas, a APDSI considera que a adopção de software livre alarga o leque de alternativas às soluções proprietárias, "contribuindo para os princípios saudáveis da concorrência e possibilitando a não dependência indesejável de fornecedores". Interessará igualmente tratar as aplicações de software livre "pelo menos" em pé de igualdade com as proprietárias em processos de aquisição, salientou Luís Arriaga da Cunha.



Em algumas áreas da AP sensíveis para o Estado, como a defesa e a segurança, a "inspeccionabilidade" total do código fonte que o software livre proporciona constitui por si só um factor a considerar para a sua adopção, diz o estudo.



Além de identificar as oportunidades que uma implementação de software open source poderia trazer à AP, o grupo de trabalho responsável pelo estudo decidiu igualmente reflectir sobre as vantagens de tal aplicação noutras vertentes, desde o utilizador individual aos chamados assembladores. Comum a todos é o facto de actualmente o open source se apresentar como uma via credível de obtenção de soluções, "que pode competir em alguns domínios com produtos proprietários no custo, funcionalidade e estabilidade que disponibilizam".



Notícias Relacionadas:

2004-09-21 - Parlamento volta a discutir patentes e software livre na Administração Pública


2004-08-24 - UMIC discute vantagens e desvantagens do software livre na Administração Pública

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.