Ao fim de cinco meses de ter sido lançado na sua versão completa e ao fim do primeiro trimestre do ano, a Microsoft continua a ter dificuldades em convencer os utilizadores a migrarem para a nova versão do Windows. Com uma quota de mercado de 3,17% a evolução do Windows 8 continua positiva mas a um ritmo lento.

Os valores apresentados pelo Net Applications mostram que entre fevereiro e março houve um crescimento de 0,5% na taxa de utilização, o que garante ao Windows 8 a quarta posição dos sistemas operativos mais usados. Em novembro a taxa de penetração era de 1,09% e desde então o crescimento tem-se mantido na casa do meio ponto percentual por mês.

Ainda assim, a nova versão do SO para computadores, tablets e híbridos mantém-se atrás do Windows Vista em quota de mercado, que totaliza 4,99%, e continua a estar instalado em mais computadores do que a versão mais popular do sistema operativo da Apple, o Mac OS X 10.8 que representa 2,65% do mercado.

O Vista perdeu utilizadores em comparação com o segundo mês do ano, o que aliado ao crescimento do Windows 8, vai seguramente ditar uma troca de posições entre as duas versões e que deverá acontecer nos próximos quatro meses.

[caption]Windows 8 Net Applications[/caption]

A liderar a lista dos sistemas operativos continuam o Windows 7, com 44,73% de taxa de utilização, e o Windows XP com 38,73%. Estas duas versões do Windows mantiveram-se quase inalteradas em comparação com os resultados de fevereiro. No caso do Windows XP, a quota de mercado de um sistema operativo com mais de dez anos de mercado e cujo suporte oficial da Microsoft termina daqui a um ano, em abril de 2014, acaba por ser um indicador relevante de consumo.

No global, o Windows lidera com vantagem esmagadora sobre os sistemas operativos concorrentes ao totalizar mais de 91% da quota de mercado. O Linux, o projeto open source, conseguiu 1,17% da taxa de utilização.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico