Até agora a Boston Dynamics apresentou robots quadrúpedes e bípedes desenhados para assistência, trabalhos em armazém ou mesmo para suportar forças policiais. Mas a empresa tem uma política estrita contra o uso de armas montados nos seus robots. Isso não significa que o conceito do Spot não inspire outras empresas a criarem versões bélicas destes robots.

A empresa americana Ghost Robotics está a equipar os seus robots com armas desenvolvidas pela Sword International, especialista em criar pequenas armas personalizadas. O robot chama-se Vision 60 e utiliza armas da plataforma SPUR (special purpose unmanned rifle), ou seja, armas que podem ser operadas autonomamente. É descrito que esta arma tem uma capacidade de zoom ótico de 30x, visão térmica para disparar no escuro e uma capacidade de atingir alvos a 1.200 metros.

Veja na galeria imagens do robot da Ghost Robotics:

No website da Sword, é referido que o sistema SPUR foi desenhado para ser operado à distância, permitindo ao seu operador que carregue ou ative a segurança da arma, podendo ser utilizado numa vasta magnitude de condições.

Estes robots estão a ser testados pelo exército americano em diferentes operações. Estes servem para patrulhar o perímetro das bases militares, assim como para percorrer locais pantanosos de difícil acesso dos soldados ou veículos. “Estes cães serão mais um par de olhos e ouvidos enquanto computam grandes quantidades de dados em localizações estratégicas na área da Base da Força Área Tyndall”, é referido numa entrevista dada pelo CEO da Ghost Robotics ao The Drive.

Estes robots têm ainda outras finalidades para além do reconhecimento do terreno. Podem ser usados para mapear terreno através de vídeo remoto, servir como torres móveis de telecomunicações mobile, para desarmar bombas, assim como detetar elementos químicos, biológicos ou nucleares.

Segundo o The Verge, sobre o uso bélico, a lei americana não proíbe a utilização de armas nestes robots, embora tenham sido alvo de várias campanhas contra estes sistemas. Mas isso não tem impedido as empresas de continuar a investigar sistemas de robots com armas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.