A Sony assume-se como uma empresa dedicada ao áudio, não apenas o hardware, mas também a música, pela forma como se conecta com o público através da marca Sony Music. No ano passado apresentou a submarca For the Music, com o objetivo de ter uma maior aproximação aos seus ouvintes e pessoas. A Sony revelou agora uma nova família de produtos, numa apresentação antecipada que o SAPO TEK teve acesso, aquilo que espera ser o começo de algo novo para a fabricante japonesa. Trata-se da ULT Power Sound, uma nova submarca For the Music, direcionada a uma demografia de consumidores mais jovens, destacou Mike Somerset, gestor de produto da Sony.

Este é sistema de som mais poderoso, com destaque nos baixos, direcionado às novas tendências de utilizadores que gostam sobretudo do género de música hip hop. A linha é composta por um par de auscultadores e três colunas de diferentes tamanhos.

Veja na galeria imagens das colunas:

ULT Tower 10 é uma coluna gigante, mas transportável

A ULT Tower 10 é uma coluna enorme, ligada através de Bluetooth aos equipamentos, sendo um modelo para utilizadores “obsessivos” com os baixos. Na parte da frente tem quatro tweeters, que disparam som em todas as direções, projetando o áudio em 360º, apontando dois para a frente e dois para trás. Oferecer maior detalhe e clareza do som é o principal objetivo da coluna. No centro da mesma encontram-se dois speakers de alcance médio, com destaque aos sons vocais, bateria, e instrumentos melódicos. Por fim, um speaker X-Balanced para puxar pelo poder do som e salientar os baixos.

A coluna introduz o botão ULT, que acaba por ser o “coração” de toda a gama. Este tem duas posições, para diferentes formatos de som. Um primeiro toque ativa o Deep Bass, que puxa pela música a baixas frequências. Um toque adicional para ativar o Attack Bass, que adiciona mais energia, eleva o volume e dá ainda mais poder à música.

Sony ULT Tower 10

Este modelo de coluna tem luz multicolorida a 360º, um LED que se sincroniza automaticamente com a batida das músicas. A coluna traz um microfone profissional wireless que pode ser utilizado com a coluna. Pode adicionar um segundo microfone que compre à parte para fazer karaoke ou se preferir, ligar uma guitarra, transformando a coluna num poderoso amplificador.

Por ser muito grande, a coluna tem rodas e um puxador para ser arrastado onde é necessário. Também pode ser emparelhado com uma televisão, funcionando como uma sound bar, através de um cabo. É compatível com praticamente todas as TVs com o conector ótico compatível. Todo o som de baixos da TV é projetado na coluna, que passa a funcionar como um subwoofer. Os quatro tweeters continuam a projetar o som pela sala.

ULT Field 7 é mais portátil, ainda assim grande

Relativamente à coluna ULT Field 7, também tem um poderoso baixo, mas é mais portátil e pequena. Tem dois speakers frontais no centro e mais dois tweeters nas extremidades da coluna. Nas extremidades tem ainda dois radiadores passivos, para causar ressonância ao som. Tal como a Tower, apresenta o botão ULT para as mesmas duas funções Deep e Attack.

Sony ULT Field 7

Esta coluna tem uma bateria para 30 horas de utilização contínua, suportada por carregamento rápido. Bastam 10 minutos de carga para três horas de utilização, aponta Mike Somerset. E esta é à prova de água, de pó, de ferrugem, podendo ser utilizada em qualquer cenário, seja na praia, no campo, etc. E claro, pode ser lavada com água.

A coluna tem a capacidade de reconhecer o som do ambiente e adaptar o áudio para compensar o ruído. Também tem LEDs de luz nas extremidades, igualmente sincronizadas com o áudio. Pode ligar um microfone, embora nesta versão não esteja incluído e pode usar como amplificador portátil para uma guitarra. Pode conectar até 100 colunas compatíveis da Sony a esta coluna, para um autêntico festival de música.

ULT Field 1 dá baixos potentes para levar no bolso

Por fim, a ULT Field 1 é a versão “miniatura” das colunas, muito leve e compacta, mas prometendo igualmente um som elevado. A coluna pode ser pendurada numa mochila ou volante de uma bicicleta, sendo possível transportá-la no bolso para todo o lado. Esta tem apenas um modo de som, o ULT Power Sound.

Sony ULT Field 1

O modelo também é à prova de água, pó, ferrugem e de choques, para que resista a quedas ou a situações em que ande aos trambolhões nas festas. Pode fazer chamadas de voz através da coluna e tem uma bateria para até 12 horas de autonomia contínua. Pretende ser fácil de emparelhar a um smartphone ou qualquer outro equipamento.

O modelo tem quatro cores: preto, branco, laranja e verde com cinzento.

Auscultadores ULT WEAR salientam os baixos diretamente no ouvido

Os auscultadores ULT WEAR têm um design normal e até características semelhantes ao excelente modelo WH-1000XM5, incluindo o processador V1 e a tecnologia de cancelamento de ruído. O que se destaca, obviamente, é o seu botão ULT para dar poder aos baixos. O botão também funciona nos dois modos Deep e Attack na lateral dos auscultadores. O sistema de cancelamento de ruído utiliza o chip V1 para limpar o barulho em redor do utilizador.

Sony ULT Wear

O headset tem ligação multiponto, garantindo que sejam ligados dois equipamentos em simultâneo através de Bluetooth, alternando automaticamente entre eles. Por exemplo, está a ouvir música no PC e toca o smartphone, este muda para atender a chamada sem retirar os auscultadores. A sua bateria dura 30 horas com o sistema de cancelamento de ruído ligado, mas Mike Somerset disse que se o desligar, a bateria dura até 50 horas. Tem ainda sistema de microfones Beam Forming.

As cores são as mesmas da pequena coluna, exceto a laranja. Preto, verde floresta e branco.

Relativamente aos preços, a ULT Tower 10 custa 1.200 euros, a Field 7 pode ser comprada por 450 euros e a Field 1 por 140 euros. Quanto aos auscultadores ULT Wear, estes custam 200 euros. Todos os equipamentos chegam ao mercado ainda durante o mês de abril.