A startup chinesa Xpeng, dedicada à construção de veículos elétricos, apresentou durante o fim-de-semana, no seu evento Xpeng 2021 Tech Day, um automóvel voador. O Xpeng X2 é um modelo desenvolvido pela sua filial HT Aero, uma startup focada em veículos voadores. Esta empresa levantou 500 milhões de dólares numa ronda de investimento, na semana passada.

Segundo o TechCrunch, a Xpeng pretende introduzir diversas inovações que vão ajudar o futuro do ecossistema de mobilidade. A empresa diz que a sua solução é mais eficiente, segura e baseada em mobilidade neutra de carbono. O X2 apresenta rotores que podem ser dobrados quando não estão em uso, permitindo ao automóvel circular nas estradas. O automóvel tem capacidade para duas pessoas e foi desenhado para circular em ambientes urbanos de curta duração, uma vez que tem uma autonomia de voo de apenas 35 minutos.

Veja na galeria imagens do Xpeng X2:

A empresa pretende começar a produção massiva dos veículos em 2024, sendo a sua venda apontada para custar 1 milhão de yuan, o equivalente a 134,6 mil euros, segundo o seu CEO, He Xiaopeng. A empresa tem como objetivo ser a principal fabricante de carros voadores tripulados de baixa altitude, com esta sua sexta geração automóveis VTOL, que neste caso é um híbrido, pela capacidade de circular também na estrada. No entanto, a empresa ainda está a trabalhar com as entidades reguladoras para receber a luz verde para as respetivas autorizações de circulação, antes de começar a vender o modelo ao público geral em 2024.

Tomando o seu modelo Xpeng P7 como exemplo, o novo automóvel voador terá menos 50% do peso e um cumprimento de 5,4 metros, mas o tamanho poderá diminuir. Mediante a sua utilização, o veículo vai estender o seu volante para conduzir na estrada e mudar para a alavanca no modo de voo. O design final do modelo comercial só será decidido no próximo ano.

Na primeira metade de 2022, a empresa planeia começar a testar o seu novo sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS na sigla inglesa) em cidades selecionadas. O sistema será introduzido no sedan familiar Xpeng P5 e tem como base tecnologias LiDAR, ondas de radar milimétricas e uma rede de visualização 3D capaz de reconhecer, classificar e posicionar diversos elementos.

Toda a tecnologia avançada de perceção ambiental será introduzida no seu veículo aéreo, sendo capaz de ler todos os elementos à sua volta, incluindo a avaliação das condições meteorológicas, para garantir segurança dos seus passageiros antes de levantar voo. A empresa explicou que o sistema avalia dos dados, cruzando os objetivos da condução com os disponíveis pelos sistemas. Os algoritmos de controlo de voo e perceção avançada do sistema vão ser usados para evitar obstáculos.

O veículo já tinha sido mostrado num evento aéreo na China em setembro, revelando ter uma interface simples e intuitiva, composta por um botão de Início, um para indicar o regresso do modelo e outro para aterrar. O objetivo é oferecer uma experiência de voo segura, mas sobretudo inteligente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.