Um grupo de seis fabricantes de máquinas fotográficas digitais e de impressoras, incluindo a Canon e a Sony, apresentaram em conjunto esta segunda-feira um novo padrão industrial que permite que as imagens tiradas por uma câmara sejam impressas directamente, sem necessidade de recorrer a um computador.
O padrão, denominado DPS - que é um nome e não um acrónimo -, está a ser proposto pela Hewlett-Packard, Canon, Sony, Fuji Photo Film, Olympus Optical e pela Seiko Epson. Até agora, cada fabricante empregava um método proprietário para imprimir directamente imagens das suas câmaras digitais, o que dificultava a utilização de equipamentos de diferentes marcas.
A primeira versão do padrão deverá ser lançada em Fevereiro do próximo ano e vai assegurar a compatibilidade entre aparelhos de fotografia e impressoras, independentemente da marca. Num futuro próximo, as especificações DPS poderão ser também adoptadas nas câmaras digitais de dispositivos móveis. Mais tarde, espera-se que os fabricantes de unidades de armazenamento de dados desenvolvam produtos DPS.
O DPS foi concebido para tirar partido de ligações USB com PTP (Picture Transfer Protocol), enquanto protocolo de transferência de dados. O standard foi desenvolvido para ser simples e expansível, utilizando o mesmo interface para todas as câmaras. Depois de se ligar um cabo USB entre a câmara e a impressora, o utilizador escolhe uma imagem a partir do monitor de cristais líquidos da máquina. Basta apenas pressionar um botão na câmara para a impressora responder e imprimir a imagem.
Notícias Relacionadas:
2001-10-03 - Canon aposta na ligação entre câmaras digitais e impressoras
Em destaque
-
App do dia
Shadow Hunter: Lost World é um jogo de combate contra poderosos bosses -
Site do dia
Está indeciso sobre qual filme assistir? Deixe o Movie of the Night fazer-lhe algumas sugestões -
Montra TEK
10 novos monitores para melhorar o setup de trabalho e gaming -
How to TEK
Precisa de traduzir um documento? Descubra como fazê-lo diretamente no Google Docs -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários