O FaceIt ARGUS da Visionics comercializado em Portugal e Espanha pela Proglobo, promete revolucionar a vigilância de eventos, de organismos públicos ou privados, identificando rostos e comparando-os com a informação contida em bases de dados.


Através de um sistema proprietário, denominado Biometric Network Plataform, o FaceIT ARGUS recolhe imagens mediante câmaras codificadas através de elementos de rede - componentes de hardware, designados por Biometric Network Appliances (BNAs). As BNAs fazem a captura das faces em tempo real e guardam-nas em vídeo, convertendo as imagens dos rostos em faceprints (84-byte templates) que, por sua vez, são enviados por rede para um servidor, onde o processo de reconhecimento é conduzido. Se a cara corresponder à informação de um suspeito, contida na base de dados, o alarme toca para avisar o operador, que se encontra na central de segurança, para que este possa verificar e confirmar o reconhecimento. As imagens que não coincidem, são imediatamente apagadas do sistema.


"A Visionics sempre se comprometeu com a liderança e com a inovação, não só da tecnologia como a sua distribuição. Há dois anos que o FaceIt ARGUS tem estado em desenvolvimento, envolvendo um grande esforço, por parte da empresa, para criar uma verdadeira arquitectura que fosse ao encontro das necessidades do mercado", referiu o Joseph J. Atick, porta-voz e CEO da Visionics Corporation, em comunicado.


"Os recentes eventos demonstraram que a inteligência baseada em sistemas de identificação é necessária para identificar criminosos e terroristas. A chave para dar respostas a estas situações está num sistema como o FaceIt ARGUS, que faz um reconhecimento em tempo real e com capacidade para um grande número de câmaras instaladas em vários sítios. Como um todo, este sistema vai mudar o modo de CCTV e a segurança será garantida," acrescentou.


O custo do sistema depende, segundo a Proglobo, do número de câmaras a instalar e do tamanho da base de dados.


De acordo com aquela empresa, o FaceIt ARGUS já foi adoptado em vários locais como casinos, o Birmingham City Center no Reino Unido, no Keflvik Airport na Islândia e no Euro 2000 para combater o holiganismo nos campos de futebol e na grande maioria das bilheteiras, sendo ainda utilizada por polícias de toda a Europa.

Notícias Relacionadas:

2000-10-23 - Proteger com um só dedo

2000-03-29 - Relógio de Ponto Biométrico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.