O campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte da Caparica, recebe este ano a sexta edição do JavaPT07 que se une ao evento internacional Principles and Practices of Programming in Java - PPPJ07.



A decorrer entre os dias 4 e 5 de Setembro, o evento promovido pela Sun Microsystems arranca com um fórum que contará com a presença de alguns especialistas da companhia. Nesta sessão do JavaPT07 serão abordadas as novidades tecnológicas associadas ao Java, Open Solaris, NetBeans, Glassfish, entre outras.



Após a realização do referido fórum é realizado um painel de discussão onde é abordada a forma como a tecnologia Java é leccionada nas universidades nacionais. A abordagem curricular à tecnologia será debatida pelas empresas que apresentarão as suas visões quanto à adequação dos currículos às necessidades da área.



No dia 5 de Setembro serão realizados três laboratórios práticos onde serão demonstradas em tempo real as tecnologias Java SE6, Ajax e o Project Darkstar para jogos online multi-player. Para estas sessões os assistentes terão apenas que trazer o seu computador pessoal.



No segundo dia são ainda realizadas duas sessões promovidas pela IBM, onde serão abordadas a tecnologia Java da empresa e a "Write Once, Run Everywhere (WORA)", e pela YDreams, que contribuirá com uma apresentação sobre o papel do Java na Indústria dos jogos. Por fim, será ainda apresentada uma sessão sobre EJB 3.0 e JPA e outro sobre a geração automática de código Java a partir de modelos.



Já nos dias 6 e 7 de Setembro é dado espaço à conferência internacional Principles and Practice of Programming In Java - PPPJ 2007. Organizada pelo Departamento de Informática da FCT da Universidade Nova, na iniciativa estarão reunidos investigadores, professores e programadores que se dedicam à área Java para discutirem os princípios e as melhores práticas da utilização da tecnologia.




Notícias Relacionadas:

Empresas de software juntam-se para tornar mais fácil a utilização das ferramentas Java