O browser do sistema operativo MacOS X inclui um erro que permite o acesso remoto de terceiros aos computadores afectados pela vulnerabilidade. A Secunia adverte que a falha afecta a versão 10.4.8 do software embora, seja possível que as edições mais antigas padeçam do mesmo problema.
A empresa de segurança afirma que o erro é considerado crítico, sobretudo tendo em conta que muitos dos utilizadores do sistema operativo da Apple, acreditam nas potencialidades de protecção oferecidas pelos produtos da empresa.
A Secunia salienta que a falha pode ser explorada se os utilizadores activarem a opção "open safe", que abre os ficheiros após o download. Para prevenir o exploit da vulnerabilidade a companhia aconselha a desactivação da funcionalidade "por nunca ser seguro abrir automaticamente um ficheiro descarregado".
No último ano, especialistas de segurança informática, analisaram o código da funcionalidade "open safe" e chegaram à conclusão que a Apple nunca chegou a corrigir a falha existente no sistema. Mesmo assim, em Março do ano passado, a empresa de Steve Jobs lançou uma ferramenta de validação que alertava os utilizadores da possibilidade dos conteúdos descarregados serem maliciosos.
Contudo, a criação de ficheiros aparentemente seguros permitia que os hackers contornassem o sistema e entrassem ilegalmente nos sistemas afectados.
A Apple afirma que a segurança é um factores de maior destaque na empresa e que tem sempre em conta o feedback de possíveis vulnerabilidade detectadas nos seus produtos.
Notícias Relacionadas:
2007-01-03 - Apple admite erro crítico na versão 7 do Quicktime
2006-12-06 - Falha no QuickTime prejudica utilizadores do MySpace
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários