As empresas de segurança reportaram uma falha grave no Windows NT 4 da Microsoft que poderá afectar centenas de sites suportadas na tecnologia. A falha detectada afecta o protocolo Server Message Block (SMB) e permite aos atacantes assumirem o controlo remoto dos servidores web afectados.



O update mensal da Microsoft, em Fevereiro, endereçava falhas de segurança no SMB, para outros sistemas operativos da empresa, mas não contempla o Windows NT, já em fim de ciclo de vida e por isso sem suporte, pelo que as vulnerabilidades exploradas se mantêm.



O suporte gratuito ao sistema terminou no final do ano passado, como forma de acelerar a migração dos clientes para tecnologias mais recentes. Os clientes que ainda não fizeram essa migração têm suporte disponível até 2006, mas pago.



No último boletim de segurança a própria Microsoft mencionava a importância e urgência desta migração, como forma de prevenir uma potencial exposição a vulnerabilidades, considerando a arquitectura do NT4 obsoleta.



Estima-se que o Windows NT seja ainda usado por 1,1 por cento dos servidores web activos, muitos a suportar projectos de comércio electrónico ou outros negócios potencialmente interessantes para os hackers.



O protocolo SMB permite aos computadores correrem o Windows partilhar ficheiros e impressoras numa rede. Explorada a falha no protocolo o atacante tem condições para instalar programas, ver, modificar ou apagar dados e criar novas contas.



Notícias Relacionadas:

2000-10-30 - No Japão, Linux sobe e Windows NT desce

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.