As empresas de segurança reportaram uma falha grave no Windows NT 4 da Microsoft que poderá afectar centenas de sites suportadas na tecnologia. A falha detectada afecta o protocolo Server Message Block (SMB) e permite aos atacantes assumirem o controlo remoto dos servidores web afectados.
O update mensal da Microsoft, em Fevereiro, endereçava falhas de segurança no SMB, para outros sistemas operativos da empresa, mas não contempla o Windows NT, já em fim de ciclo de vida e por isso sem suporte, pelo que as vulnerabilidades exploradas se mantêm.
O suporte gratuito ao sistema terminou no final do ano passado, como forma de acelerar a migração dos clientes para tecnologias mais recentes. Os clientes que ainda não fizeram essa migração têm suporte disponível até 2006, mas pago.
No último boletim de segurança a própria Microsoft mencionava a importância e urgência desta migração, como forma de prevenir uma potencial exposição a vulnerabilidades, considerando a arquitectura do NT4 obsoleta.
Estima-se que o Windows NT seja ainda usado por 1,1 por cento dos servidores web activos, muitos a suportar projectos de comércio electrónico ou outros negócios potencialmente interessantes para os hackers.
O protocolo SMB permite aos computadores correrem o Windows partilhar ficheiros e impressoras numa rede. Explorada a falha no protocolo o atacante tem condições para instalar programas, ver, modificar ou apagar dados e criar novas contas.
Notícias Relacionadas:
2000-10-30 - No Japão, Linux sobe e Windows NT desce
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários