Os programadores da Mozilla Foundation reconheceram ter detectado, durante a semana passada, um problema de segurança na última versão do seu browser open-source através do qual é possível chegar, sem autorização, a computadores com sistema operativo Windows instalado.



O facto veio colocar a comunidade de utilizadores de sobreaviso, uma vez que face aos vários problemas que têm vindo a ser detectados no Internet Explorer da Microsoft, o Mozilla Firefox surge como uma solução alternativa para navegar na Web, chegando mesmo a ser apontado como tal pela Computer Emergency Response Team (ver Notícias Relacionadas).



A Mozilla Foundation informou igualmente que o patch para a vulnerabilidade detectada já está disponível para download, assim como versões do browser Firefox e do gestor de correio electrónico Thunderbird, também afectado, com o problema já resolvido. As próximas versões do navegador irão incluir uma função para receber de forma automática informação sobre actualizações, segundo garantiram os responsáveis da fundação.



De qualquer modo, a velocidade da resolução do problema parece continuar a justificar a opção por este browser alternativo, cuja quota de mercado cresceu um por cento durante o último mês, segundo dados da WebSideStory. Por sua vez, o Internet Explorer registou a primeira queda entre as preferências dos utilizadores desde que a WebSideStory começou a analisar o mercado de browsers, em 1999, contando actualmente com uma quota de mercado de 94,7 por cento.



Recentemente, a MIcrosoft reconheceu a existência de uma série de vulnerabilidades no Explorer para as quais disponibilizou patches de solução parcial, mas ainda na semana passada se detectou um novo problema, ainda sem resolução. Foi a terceira vez num mês que fabricante deu a conhecer falhas de segurança no seu browser, o que levou vários peritos a aconselharem o uso de soluções alternativas.



Notícias Relacionadas:
2004-07-08 - Solução da Microsoft para falhas no Explorer mantém pontos vulneráveis

2004-07-05 - Microsoft "remenda" vulnerabilidade nos componentes ActiveX

2004-06-09 - Ataque Download.Ject já não levanta problemas a utilizadores de Internet