A nova actualização do sistema operativo Mac OS X, designada Panther, lançada pela empresa na passada sexta feira, oferece aos utilizadores várias melhorias que beneficiam a navegação, a interoperabilidade com outros computadores e a segurança. De acordo com uma informação disponibilizada no site de actualizações da empresa, esta actualização do Mac OS X oferece ainda a correcção de algumas falhas de segurança já detectadas em versões anteriores, mas para as quais ainda não haviam sido disponibilizados códigos de correcção.



O facto está a gerar polémica pois, segundo o noticiado por alguns órgãos de comunicação, a fabricante não mostrou intenção de corrigir as vulnerabilidades nas anteriores versões do sistema operativo. Na página Web onde a Apple costuma disponibilizar os patches para download não existe, até à data, nenhum para o Mac OS X 10.2 ou versões anteriores.



Desta forma, se os utilizadores de versões do Mac OS X quiserem remediar as falhas de segurança, vão ter de gastar 129 dólares, por computador, ou 199 dólares, por "pacote familiar" de cinco licenças, na aquisição da actualização do sistema operativo.



O actual conjunto de vulnerabilidades inclui uma falha ao nível da instalação que diz respeito a ficheiros de permissão de acesso pouco seguros e a possibilidade de um utilizador, no local ou não, deitar abaixo o sistema.



Recorde-se que a versão Panther é a terceira actualização que a empresa apresenta desde que o Mac OS X surgiu em Março de 2001. Entre as cerca de 150 novas características anunciadas pela fabricante no lançamento da Panther estão um menu Finder renovado, uma nova versão da aplicação Mail e a integração da ferramenta Exposé, que permite encontrar rapidamente determinada janela num desktop "lotado".



Notícias Relacionadas:

2003-10-06 - Apple corrige e relança upgrade do Mac OS X

2003-06-24 - Steve Jobs revela Panther, o sucessor do Mac OS X Jaguar