Ao longo dos últimos dias têm circulado na Internet várias mensagens supostamente enviadas por empresas de antivírus que procuram enganar o utilizador e levar à instalação no PC de software malicioso. A Panda Software classifica os emails como adware e descreve os efeitos que poderão ter, uma vez instalados inadvertidamente no computador.

Segundo a empresa os códigos veiculados nos anexos destas mensagens, ou escondidos no download de programas legítimos, acedidos voluntariamente pelo utilizado, quando instalados alertam para a detecção de um vírus e sugerem ao utilizador a aquisição da versão completa do antivírus para remover o suposto problema de segurança detectado.

Se o utilizador não ceder à sugestão, o sistema continuará a identificar falsos problemas de segurança. Se ceder estará a comprar "um programa inútil" que "na realidade não detecta nem elimina nada", adverte a Panda em comunicado.

Para ganhar eficácia no ataque os programas instalados no computador do utilizador com estes fins tentam bloquear o acesso às páginas de antivírus online verdadeiras, de forma a prevenir um scan efectivo que revele a ausência de problemas de segurança, para além do programa que supostamente é de segurança.

A Panda admite que este tipo de ameaça está a tornar-se mais séria com a sofisticação dos ataques, mais difíceis de detectar pelas verdadeiras empresas de segurança.

A empresa acrescenta que os programas em questão estão muitas vezes associados ao download de produtos legítimos, pelo que a empresa sugere uma monitorização atenta dos programas que são passados para o computador em cada download.

Outra regra para evitar este tipo de ataques é não ceder à tentação de abrir emails de proveniência desconhecida mas com assuntos atractivos, bem como mater actualizados todo o software usado.

Notícias Relacionadas:
2008-03-14 - Dispositivos electrónicos já podem trazer vírus pré-instalados