A Reserva Federal norte-americana confirmou que foi alvo de um ataque informático no último domingo, durante o Superbowl. O ataque já tinha sido reivindicado pelo grupo hacktivista Anonymous que garantia ter tido acesso a dados de 4.000 executivos da banca norte-americana.



Entre os dados roubados e disponibilizados online, adiantava o grupo, estão nomes, endereços de email, números de telemóvel e credenciais de acesso. A informação agora divulgada pelo FED não refere estes números, limitando-se a assegurar que o ataque não afetou funções críticas da instituição e que a falha foi corrigida rapidamente.




"A informação foi obtida a partir do exploit de uma vulnerabilidade temporária" num site interno da instituição. A falha explorada estava num programa de terceiros usado no site em questão.




O ataque do último domingo está a ser associado à Operação Last Resort, uma campanha de ataques online lançada na sequência do suicídio de Aaron Swartz. Swartz enfrentava um processo judicial por violação de direitos de autor que o poderia levar à prisão durante vários anos, ainda que a entidade lesada pelo seu ato de pirataria, o MIT, não tenha chegado a apresentar queixa do hacker. A campanha pede a reforma do sistema judicial norte-americano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.