![“Ficar rico ou morrer a tentar”: descoberta campanha internacional de ciberataques](/assets/img/blank.png)
A campanha teve inicio em abril de 2017 e era dirigida a algumas das maiores multinacionais das indústrias do petróleo e gás, fabrico, banca e construção, segundo avança a Check Point. Apesar de ser apontado o envolvimento de um grupo de peritos ou de uma agência patrocinada por um estado nos ataques, a verdade é que todo o esquema foi obra de um nigeriano, com cerca de 20 anos, que vive perto de Abuya, a capital do país. Na sua conta do Facebook, utiliza o lema: "ficar rico ou morrer a tentar ".
A empresa de segurança explica que o ataque tinha por base emails fraudulentos nos quais se fazia passar pelo gigante do petróleo e gás saudita Aramco, o segundo maior produtor de petróleo do mundo. As mensagens dirigiam-se a pessoas da área financeira das empresas alvo e tinham como objetivo enganá-los e roubar os seus dados bancários.
O cibercriminoso recorreu ao NetWire, um Trojan de acesso remoto que permite o controlo total sobre as máquinas infetadas, e ao Hawkeye, um programa de keylogging. A campanha divulgada internacionalmente conseguiu14 infeções bem-sucedidas, o que acabou por gerar milhares de dólares de receitas para o autor do esquema.
Maya Horowitz, diretora da equipa de Inteligência de Ameaças da Check Point - empresa responsável por identificar o autor do ataque -, explica em comunicado que "este individuo utilizava emails de phishing de baixa qualidade e malware genérico fácil de encontrar online. No entanto, a sua campanha foi capaz de infetar várias organizações e tinha como alvo mais alguns milhares de empresas em todo o mundo. Isto mostra como é fácil para um hacker relativamente pouco qualificado lançar uma ofensiva a grande escala que tem êxito, inclusive junto de grandes empresas que deviam estar mais protegidas".
A diretora alerta ainda para a "necessidade de as empresas melhorarem a sua segurança para se manterem protegidas contra o phishing e as ameaças que comprometem os seus sistemas de email, bem como a importância de formar os colaboradores sobre a abertura e leitura de mensagens, inclusive provenientes de empresas ou pessoas supostamente conhecidas ".
Desde a descoberta da campanha e das suas origens, a equipa de investigação da Check Point já alertou as autoridades policiais nigerianas, assim como os órgãos de segurança internacionais, tendo partilhado as conclusões a que chegaram.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários