A PlayStation 3 passa a poder ser usada como se de um leitor de discos Blu-ray para filmes e imagens 3D se tratasse já a partir de 21 de Setembro. Foi esta a data marcada para a disponibilização da prometida actualização de software, que alarga a panóplia de conteúdos a três dimensões a que os utilizadores terão acesso.

A novidade foi avançada hoje por um dos executivos da empresa, na conferência de antecipação da feira internacional de videojogos de Tóquio - Tokyo Game Show 2010. Setembro já tinha sido identificado como o mês provável, numa data que representa uma antecipação dos planos iniciais da empresa, e que se destina a tirar partido do momento de interesse generalizado vivido pelo 3D, explicou Hiroshi Kawano.

Desde Abril que a consola passou a contar com capacidades 3D, mas apenas no que respeita aos jogos 3D, com os primeiros títulos já disponíveis. A próxima actualização de firmware marca a passagem para a possibilidade de visualizar a três dimensões filmes e vídeos de música em formato Blu-ray, com o alargamento às fotografias 3D prometido para depois.

"O interesse e o impacto dos jogos será, definitivamente, reforçado com a tecnologia 3D", afirmou o responsável, citado pela Associated Press, durante a apresentação.

Apesar da próxima actualização trazer à consola funcionalidades que a equiparam a um leitor de Blu-ray preparado para os conteúdos 3D, esta não assegurará todas as capacidades dos dispositivos dedicados. Embora seja capaz de reproduzir "sem problemas" os filmes a três dimensões, algumas partes do menu e pequenas partes dos DVDs serão apenas apresentadas em 2D, avisou a companhia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.