"A AT tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico, supostamente provenientes da AT, referentes a uma eventual declaração de rendimentos em falta, nas quais é pedido que se carregue num 'link'", indicou, a Autoridade Tributária em comunicado.

O fisco sublinhou que estas mensagens são falsas e, por isso, devem ser ignoradas. Segundo os dados, estes e-mails têm por objetivo levar o utilizador a aceder aos links, sendo depois remetidos para páginas maliciosas.

"Em caso algum deverá efetuar essa operação", vincou a AT, recomendando a leitura do folheto informativo sobre segurança informática, disponível no Portal das Finanças.

A Autoridade Tributária é uma das entidades mais frequentemente utilizada em esquemas de phishing, que procuram enganar os utilizadores com mensagens de correio eletrónico ou SMS que parecem verdadeiras e remetem os utilizadores para páginas falsas, onde são pedidos dados ou instalados programas que permitem aos hackers ter acesso aos seus computadores e smartphones.

O SAPO TEK tem vindo a acompanhar as mensagens de phishing que circulam em Portugal e reuniu as imagens numa galeria que pode consultar nesta página.

Clique nas imagens para mais detalhes

O phishing é uma das ameaças mais frequentes à segurança informática e nos últimos anos as técnicas dos hackers estão mais afinadas, com mensagens mais credíveis e direcionadas aos interesses dos utilizadores para motivarem o clique nos links, usando promoções, ofertas e também temas relacionados com impostos ou contas para pagar.

O que fazer para se proteger?

Para ajudar os utilizadores a manterem a segurança, os investigadores de cibersegurança deixam um conjunto de recomendações importantes:

  • Pense duas vezes antes de clicar 

Não clicar em links suspeitos que lhe chegam através do email, SMS ou redes sociais é uma das regras fundamentais. Além disso, deve ter em conta que muitos websites fraudulentos utilizam um nome de domínio semelhante à marca ou empresa que estão a tentar imitar. É recomendável que preste atenção aos URLs, verificando se não têm letras adicionais ou erros ortográficos.

  • Não partilhe informação sensível 

Roubar credenciais de contas e outros tipos de informação sensível é um dos objetivos dos esquemas de phishing. Note que empresas e marcas legítimas não contactam utilizadores através de emails não solicitados para pedir informações pessoais, motivo pelo qual deve desconfiar de mensagens que lhe peçam para verificar ou atualizar detalhes da sua conta.

  • Proteja os seus equipamentos 

Outra das medidas que deve tomar para se manter a salvo passa por proteger os seus equipamentos com soluções de segurança adequadas. Para lá do computador não deve esquecer o smartphone, fazendo uso de soluções de segurança mobile.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.