Entre julho e setembro as vendas caíram 10,8% e entre abril e junho recuaram 11,8%. Os números da Gartner também já são conhecidos e apontam vendas para o trimestre de 73,7 milhões de unidades.

Por empresas, não se verificaram alterações de ranking no período analisado. A Lenovo continua a liderar o mercado com uma quota de 21% e cresceu 130 pontos percentuais no período.

A HP é a segunda fabricante que mais vende, com uma quota de 19,6% e a Dell fecha o top 3 com 14,3%. Nos lugares seguintes da tabela surgem a Apple e a Acer, com quotas de 7,5% e 7%, respetivamente.

Entre os cinco maiores fabricantes de PCs todos cresceram, roubando quota aos fabricantes mais pequenos, com exceção da Acer, que perdeu terreno.

No relatório do trimestre, a IDC é otimista em relação aos próximos trimestres, considerando que é uma questão de tempo até que os utilizadores comprem novas máquinas para tirar partido do Windows 10.

Nas empresas, a IDC acredita que esse movimento começará quando a oferta de computadores com a nova geração de processadores da Intel for mais vasta e no consumo também deverá começar a acontecer nos próximos meses.