
Da próxima vez que o seu filho lhe pedir a chave do carro não deite as mãos à cabeça. A Ford anunciou que os pais vão poder controlar a velocidade a que os filhos conduzem através de uma nova tecnologia embutida nos próximos modelos Focus coupé de 2010.
Tudo começa nas chaves do automóvel que, quando programadas, são automaticamente ligadas a um sistema baptizado de MyKey. Esta tecnologia é responsável pela emissão de alertas sonoros contínuos sempre que os cintos de segurança não estão colocados, permite limitar a velocidade máxima do automóvel e o volume a que o rádio pode tocar.
Os alertas são ainda despertados sempre que o carro ultrapasse os 72, os 88 e os 105 quilómetros por hora ou quando o nível de gasolina está abaixo do "saudável" para o veículo. O elemento principal do MyKey é aquele que impede que o carro circule a mais de 130km/h, algo que, segundo a Ford, poderá ser regulado.
A marca automóvel está confiante com esta nova estratégia até porque, de acordo com um estudo, os consumidores que consideram comprar o carro equipado com o MyKey admitiram que permitiriam que os seus filhos conduzissem mais vezes se o seu veículo tivesse um sistema semelhante.
Segundo a Ford, qualquer chave do carro pode ser programada para funcionar com o MyKey. No que se refere à colocação do sistema noutros modelos, a fabricante admite alargar a tecnologia aos modelos Mercury e Lincoln.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários