A Fortinet vai instalar um Centro de Competências no Instituto Politécnico da Guarda, fazenda da instituição beirã, um dos primeiros parceiros nacionais do programa Academia Fortinet, da multinacional de cibersegurança norte-americana.

O anúncio foi feito na na sessão de abertura das Jornadas de Engenharia Informática de 2022 pelo presidente do IPG, Joaquim Brigas, destacando a aposta da instituição em TI. O responsável também explicou que a decisão é a consequência de um protocolo assinado recentemente entre a empresa e o IPG.

Foi também revelado que a portuguesa Securenet, especialista em serviços de consultoria, integração e manutenção, vai igualmente instalar um centro de competências no Politécnico da Guarda e que o IPG passou, recentemente, a acolher nas instalações escritórios da portuguesa Noesis. A empresa pretende recrutar recém-licenciados e mestrandos no IPG para estágios, com possibilidade de futura integração nos quadros da empresa.

“O Politécnico da Guarda irá formar especialistas na área de cibersegurança, aumentando a sua presença nesta área com grande procura de mercado”, garantiu Joaquim Brigas, citado num comunicado da instituição.

O responsável aproveitou também o evento para apelar à criação de uma “unidade de investigação na área da Informática” na Guarda, considerando que a prioridade que o IPG tem dado à engenharia informática “irá seguramente atrair nómadas digitais, que poderão escolher a região da Guarda para trabalhar remotamente, beneficiando da sua qualidade de vida e aumentando o rendimento disponível das suas famílias”.

As Jornadas são uma iniciativa anual, promovida pelo Núcleo de Engenharia de Informática e pela unidade técnico-científica de Informática do IPG. Realizam-se há quase duas décadas. Este ano, na lista de oradores estiveram representantes de empresas como a Capgemini, Softinsa, Noesis, Merkle, Armis, Bosch, Fortinet, NTT Data, Loba, Magma e TRH.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.